Que Itapema apresenta um dos m² mais valorizados de todo o Brasil isso já não é bem uma novidade, como já falamos outras vezes por aqui, mas é importante ressaltar que essa valorização vem ganhando ainda mais força nos últimos anos sendo impulsionada pelos mais variados investimentos que a cidade vem recebendo em sua estrutura, bem como em novos empreendimentos imobiliários.
A cidade, atualmente, ocupa a segunda posição do ranking nacional de valorização imobiliária segundo o índice FIPE/ZAP, chegando a ultrapassar algumas das principais cidades e capitais do país e ficando atrás apenas da vizinha Balneário Camboriú.
Toda essa valorização, consequentemente, atrai novos investimentos, novos empreendimentos e uma alta procura de todos aqueles que desejam investir na região, mas isso não significa que qualquer tipo de investimento vai gerar o resultado que se deseja, sendo necessário ter atenção em alguns detalhes para ter o máximo retorno.
Sendo assim, no artigo de hoje vamos apresentar um guia prático com quatro dicas essenciais para explicar passo a passo como comprar um apartamento na planta em Itapema, quais pontos devem ser levados em consideração e quais cuidados devem ser tomados na hora de escolher e adquirir um novo imóvel na planta. Confira a seguir.
Escolhendo um apartamento na planta em Itapema
Antes de ir às dicas, vamos lembrar que já falamos aqui sobre as mais diversas vantagens de comprar apartamento em Itapema, seja para quem quer morar ou investir. Tratando-se de investimento, é bom ressaltar que diversas opções de apartamentos na planta em Itapema surgem todos os dias, atendendo a todos os perfis e gostos, assim, existem muitas variáveis que poderão impactar no seu retorno financeiro.
Vamos supor que você já passou pelo passo inicial e já filtrou algumas opções que chamaram a sua atenção. Agora sim passamos ao passo a passo sobre o que você precisa ter atenção para proteger o seu investimento antes decomprar o seu apartamento na planta em Itapema.
1 – Estude a fundo o projeto e seu custo-benefício
Quando falamos de apartamentos na planta é fundamental lembrar que se trata de algo que ainda não existe fisicamente, ou seja, você ainda não consegue vê-lo, tocá-lo ou visitá-lo. É um projeto idealizado tomando forma e que inclusive pode sofrer alterações ao longo do projeto.
Assim, procure analisar bem os materiais de divulgação do empreendimento, avalie tudo o que está sendo proposto, visite o apartamento decorado que serve de exemplo para o empreendimento que ainda ganhará forma e guarde esses materiais para comparar se tudo o que foi prometido é o que será entregue.
Você pode buscar esses materiais junto à construtora e aproveitar para tirar todas as suas dúvidas, pois é esse estudo que irá auxiliar você a analisar o custo-benefício do empreendimento, como a sua localização, tamanho, prazo para entrega da obra, qualidade dos acabamentos, benefícios do condomínio, entre outros fatores que podem influenciar no retorno do seu investimento, inclusive o valor de compra no seu período de lançamento.
2 – Pesquise o histórico da construtora e incorporadora
Aqui temos um dos passos essenciais para quem está querendo investir com segurança e inteligência. Vale ressaltar que, enquanto a construtora é a responsável pela execução da obra, é a incorporadora que fica responsável pelos negócios que envolvem o projeto, incluindo as vendas, negociações, formalizações de registros e documentações.
Esses processos podem ser executados por uma mesma empresa ou por empresas diferentes, neste caso sendo necessário conhecer melhor todos os envolvidos junto ao empreendimento.
Pesquise o histórico de satisfação dos clientes, a saúde financeira da empresa, a qualidade das obras que já entregou, sua reputação no mercado, se atendeu a qualidade e prazos em projetos já realizados e se tanto a empresa quanto o empreendimento estão com documentação em dia junto aos órgãos fiscalizadores.
Essas informações podem ser encontradas na internet, em sites como o Reclame Aqui, por exemplo, ou junto a serviços de proteção ao consumidor (Procon), além de outros serviços públicos relacionados à construção civil. Avaliar bem esse histórico te ajudará a entender a seriedade da empresa e o seu comprometimento tanto com o projeto, quanto na solução de possíveis problemas.
3 – Analise o prazo de entrega e condições de pagamento
O prazo de entrega de um apartamento na planta é um dos principais fatores a serem avaliados. Verifique se atende ao seu planejamento e, conforme já falado na dica anterior, se a construtora responsável tem um bom histórico de entrega ou apresenta um tempo médio de atraso aceitável (o que é previsto em contrato) para o perfil do seu investimento.
O tempo de entrega do apartamento, inclusive, deve ser avaliado em conjunto com as condições de pagamento para que você possa se certificar de elaborar o melhor planejamento possível de acordo com o seu orçamento.
Verifique os valores de entrada e reforços, as parcelas e taxas de juros, faça diversas simulações de financiamento para garantir que você consegue comportar esse investimento sem apertos ou imprevistos.
4 – Verifique se o contrato contém cláusulas de garantia ou proteção
Todo contrato de compra e venda de imóveis apresenta cláusulas e situações previstas para proteger os interesses dos envolvidos, tanto dos compradores, como também da própria construtora.
Antes de bater o martelo, estude bem o contrato e verifique todas as cláusulas presentes, como o prazo máximo para entrega da obra, inclusive a tolerância de atrasos (como já mencionado), as consequências em caso de desistência do negócio, multas e penalidades de ambas as partes no caso de descumprimento de alguma dessas cláusulas, prazos para ajustes ou consertos, bem como garantias contra problemas estruturais de segurança.
Se essas informações não estiverem presentes no contrato, converse com a construtora/incorporadora para tirar todas as suas dúvidas e sanar qualquer problema. Somente quando você estiver se sentindo completamente seguro e confortável com o negócio, deverá seguir com a sua concretização.